Instrumentação de baixo custo

Grupo de Pesquisas: Sensores de baixo custo para detecção de incêndios – PREVFOGO

.

O projeto dos sensores de incêndio visa suprir a necessidade de um monitoramento de incêndios em parques e reservas florestais de uma maneira mais contínua e localizada.

A ideia se baseou na construção de um aparelho capaz de detectar a presença de fumaça e enviar os dados em tempo real a uma base de controle, possibilitando uma resposta mais rápida a um princípio de queimada.

Atualmente já foram construídos dois protótipos do sensor e alguns testes de campo foram feitos para a validação do conceito, com resultados animadores.

Atualmente o projeto conta com fomentos do CNPQ e da Prefeitura de Niterói, buscando aperfeiçoar a leitura de dados e construção dos sensores a fim de instalar redes capazes de continuarem operando por um longo período de tempo.

.

.

.

.

Grupo de Pesquisas: Sensores de deslizamento de terra

.

Com a existência das áreas de risco de desmoronamento de terra, o monitoramento é essencial para preservar a vida dos moradores.

O projeto para construção de sensores de deslizamento de massa tem como objetivo desenvolver um dispositivo de baixo custo de produção e operação, que acompanha em tempo real a movimentação do solo onde foi implantado.

Caso seja detectado um deslocamento de massa que represente um potencial risco, órgãos responsáveis, como a Defesa Civil serão alertados para que se tomem as devidas ações necessárias.

No ano de 2020 foram implantados sensores em um aterro sanitário que apresentou resultados promissores.

Neste ano de 2021, com apoio da prefeitura de Niterói, serão inseridas duas redes de sensores em comunidades do município.

.

.

.

.

Copyright 2021 - STI - Todos os direitos reservados