Plástico Vivo

O projeto Plástico Vivo é uma iniciativa da Universidade de adoção de práticas sustentáveis referentes ao tratamento do resíduo gerado na mesma, através da ação de fechar o ciclo do plástico na UFF. A visão geral do projeto se inicia pela coleta e separação adequadas, seguidas do reprocessamento do resíduo plástico para posterior impressão e venda dos objetos produzidos.

A sua concepção foi baseada no Projeto “Precious Plastic”, que é uma comunidade global de compartilhamento de conhecimentos em prol da redução deste plástico ocioso pelo mundo. A iniciativa visa reduzir a degradação do meio ambiente e reciclagem destes, devolvendo-os como produtos com valor financeiro.

Todo o projeto se inicia com campanhas de educação ambiental nos campi da UFF. Quanto ao reprocessamento do material residual, após a desumidificação do material polimérico, este é destinado a trituradora, responsável por transformar o resíduo em pequenos pedações de plástico, próprios para serem inseridos na extrusora. Esta, por sua vez, tem o objetivo de transformar os pedaços de polímero em filamento para impressão 3D. Uma vez produzido o filamento, ele é destinado à impressora 3D a fim de produzir objetos diversos, enfatizando a necessidade de se reaproveitar os nossos resíduos, fechando o ciclo do plástico.

Copyright 2021 - STI - Todos os direitos reservados