Previsões – WRF

A previsão de tempo é realizada pelo WRF operacional no LAMMOC e postada diariamente no site da AMBMET Consultoria (empresa especializada no monitoramento e modelagem ambiental). O modelo é utilizado em diversos centros meteorológicos e em pesquisas atmosféricas. O WRF foi desenvolvido através de uma parceria entre diversos órgãos, como o National Center for Atmospheric Research (NCAR), National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), National Center for Environmental Prediction (NCEP), Forecast Systems Laboratory (FSL), Air Force Weather Agency (FAWA), e outros órgãos de pesquisa e desenvolvimento.

Para melhor entendimento da dinâmica atmosférica nas condições de fronteira, as áreas de abrangência são divididas em 4 grades: a primeira grade com resolução de 27 km, representando as regiões Sudeste e Sul, parte do Centro-Oeste e Nordeste; a segunda grade com resolução de 9 km, representando todo o estado do Rio de Janeiro e parte dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo; a terceira grade com resolução de 3 km, representando a região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro; a quarta grade com mais detalhes e resolução de 1 km, contendo a Baía de Guanabara, partes da cidade do Rio de Janeiro e Niterói. As previsões são geradas todos os dias, com discretização temporal de 1 hora, com um horizonte de previsão de 72 horas.

O modelo realiza a previsão de 6 variáveis atmosféricas: Pressão atmosférica, Temperatura a 2 metros da superfície, Precipitação, Vento em 200 hPa, 850 hPa e 1000 hPa.

Para acessar as previsões geradas clique no link abaixo:

http://www.ambmet.com.br/previsoes/#

Copyright 2021 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content